quinta-feira, 14 de maio de 2020

Oficina Psicomotora-Atividades de 1 a 3 -(11 a 15/05/2020)

Continuação das atividades da semana de 11 a 15/05/2020

1B. Discriminação visual e afetiva: Observe as “Carinhas” abaixo com as emoções que apresenta e tente completar as lacunas repetindo as que estão faltando na coluna vertical:
Figura (A)


1C. Emoções Faciais: Desenhe a emoção que está sendo solicitada nas “carinhas” abaixo:                       

Figura ( B)





2. Matemática no Jogo de Dominó: O jogo de dominó é muito conhecido e fácil de jogar. Ele pode nos ajudar em algumas operações da aritmética. Vamos tentar? Efetue as Somas dos quadrados abaixo:        
Figura (C) e  (D)




3. Dobradura do Avião: A dobradura que usamos no Brasil teve origem no  Japão e é conhecida por lá com o nome de ORIGAMI, sendo uma palavra japonesa composta do verbo dobrar e do substantivo papel. Significa literalmente, “dobrar papel”. Tradicionalmente, nada é cortado, colado ou desenhado, apenas dobrado. E pode se constituir em um brinquedo especial neste período de quarentena, como no caso de um avião.
        Segue um modelo de avião de papel para ser construído e depois ser usado de maneira lúdica, por exemplo numa aposta com outra pessoa, jogando o avião no ar para ver qual será o mais veloz e chegará primeiro ao chão. Divirtam-se!
Figura (E)



*      Nossos objetivos nas atividades 1.A, 1.B, 1.C: Trabalhar a percepção auditiva, a coordenação viso-motora, a noção espaço-temporal, a imagem corporal; Estimular o reconhecimento das emoções, promover a autoestima, a ampliação do vocabulário e do conhecimento de mundo através da transcrição dos sons e de signos de relação social pelas  emoções faciais.

*    Nossos objetivos na atividade 2: Trabalhar a coordenação motora fina, a atenção, o raciocínio lógico matemático,  a ludicidade.

*     Nossos objetivos na atividade 3: Trabalhar a coordenação motora fina, coordenação motora ampla,  a atenção, o raciocínio; promover a ludicidade e a interação entre os pares.


*    Os jogos e as atividades psicomotoras utilizados nesta proposta são de domínio público, encontrados largamente na internet, bem como em livros e revistas da educação física. Do mesmo modo os desenhos são conhecimentos comuns nas diversas disciplinas escolares e foram retirados do site buscador do google, e os endereços encontram-se nas referências abaixo.

3. Referências
*CD – Especial guia prático para professores – Música 1/ Faixas utilizadas de 11 a 30.

*Figuras (A, B ) Discriminação visual e afetiva, acesso em:
*Figuras (C e D) Matemática no jogo de Dominó, acesso em: https://www.lipitipi.org/2014/10/atividade-educativa-matematica.html

*Figura (E) Dobradura do avião, acesso em:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TECA TECA: A AMARELINHA AFRICANA (Oficina Psicomotricidade)

A Amarelinha Africana, é diferente da nossa tradicional amarelinha, não usa uma pedrinha, não tem céu e seu formato é diferente (vide figu...