terça-feira, 16 de junho de 2020

JOGO DAS 5 PEDRINHAS OU 5 MARIAS (Oficina Psicomotricidade)


    Uma das hipóteses para a origem desta brincadeira é que ela venha de costumes da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro e observavam como caíam. Cada lado do ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números. Essa pode ser também a origem dos dados (do latim, “dadus”, que quer dizer “dado pelos deuses”), segundo Renata Meirelles, autora do livro "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil". Com o tempo, os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou sementes.
        As cinco Marias também são conhecidas como jogo do osso, brincadeira dos cinco saquinhos ou cinco pedrinhas. Para brincar são necessários cinco pedrinhas, ou ainda podem ser cinco saquinhos de areia, cinco borrachas escolares, ou cinco pedrinhas feitas de papel amassado (que devem ter tamanhos semelhantes), que é a que vamos fazer agora. Antes de começar o jogo das cinco pedrinhas treine jogar a pedrinha para o alto e captura-la várias vezes para ficar bem preparado!
*Como jogar:
- Primeiro arrumem as cinco pedrinhas que podem ser feitas de papel amassado, ou outro material.
-Depois de escolher quem vai começar é só jogar as cinco pedrinhas no chão ou numa mesa;
- Quando as pedrinhas caírem na mesa escolha uma delas, que será jogada para o alto, enquanto pega-se uma das quatro que está na mesa ou no chão, sem tocar nas demais. Espere a que está no alto cair também na mesma mão. Repetir com todas as outras que estão na mesa ou no chão.
-Segue o meu vídeo para ilustrar a prática desta brincadeira. Todos da família podem jogar! Divirtam-se!



*    Nossos objetivos na atividade 1: Trabalhar a coordenação motora ampla, a lateralidade, o equilíbrio, a noção espaço temporal, o ritmo, a velocidade de reação; Estimular a atenção, o raciocínio, a ludicidade.
*    Nossos objetivos na atividade 2: Estimular a coordenação viso-motora, a memória de trabalho, a atenção, a concentração, a noção espaço temporal, a velocidade de reação, o ritmo, a criatividade, a interação em família.

4. Referências


*Pesquisa sobre o Jogo das “Cinco Pedrinhas”
*Vídeo: Jogo das “Cinco Pedrinhas” gravado pela professora Denise Guerra a partir do  smartphone pessoal.
*Foto das 5 pedrinhas de papel:  Foto captada pela professora Denise Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TECA TECA: A AMARELINHA AFRICANA (Oficina Psicomotricidade)

A Amarelinha Africana, é diferente da nossa tradicional amarelinha, não usa uma pedrinha, não tem céu e seu formato é diferente (vide figu...