segunda-feira, 18 de maio de 2020

Atividades Semana (18-05-2020)


      Mais uma semana com atividades para serem realizadas em casa. É importante que compartilhem com outros membros da família, pois a interação entre os pares favorece os acertos nas atividades e pode ser um apoio quando surgir algum tipo de dificuldades. Aproveitem o compartilhamento em família e Divirtam-se!
       Agora proponho que vocês façam um exercício de criar sonhos, situações, histórias diferentes ou iguais as que já viveram em algum momento, ou “fazer de conta” que estão nos espaços que vou falar.
1.O que vocês escolheriam fazer se estivessem nos lugares abaixo?

1)Na Quadra da Escola:a)Jogaria Futebol
b)brincaria de Pique
c)Brincaria de pular Amarelinha
d)Pularia Corda

2)Em uma Loja de Brinquedos:
a)Compraria uma Boneca
b)Compraria uma Bola                      
c)Compraria uma Bicicleta
d)Compraria um Skate                     

3)Em um Circo qual personagem você seria?
a)Seria a bailarina
b)Seria o Palhaço
c)Seria o Malabarista
d)Seria o Mágico

4)Em um Parque Público:
a)Brincaria no escorrego
b)Brincaria no gira gira                     
c)Brincaria no balanço
d)Brincaria na gangorra 

*Brinquedos que se encontram no parque público*(Fig. Parque)


2. Faça as Cruzadinhas abaixo, escrevendo o nome de cada desenho no quadradinho indicado:




3. Vamos Brincar de Jogar Tênis Adaptado:
        O mais tradicional esporte de raquete de todos, o tênis é uma modalidade de grande intensidade física. Os jogadores precisam se locomover praticamente durante todos os pontos em troca de bolas, além dos movimentos para cada golpe executado, que abrange praticamente todos os músculos do corpo. Além disso, suas táticas e planos de jogo, estimulam a parte mental e a concentração.

3.1.Segue um exemplo de um jogo de tênis entre duas crianças para você lembrar do jogo e colorir:



3.2.Agora vamos fazer o nosso jogo de tênis adaptado, com uma tampa de vasilha plástica e uma bolinha de papel. Divida o espaço com um barbante, corda, tecido ou que tiver em casa, e é só jogar! Vamos lá?



*      Nossos objetivos na atividade 1: Estimular a memória de trabalho e a memória afetiva; Promover a autoestima valorizando o direito de escolha; Trabalhar a autonomia através da tomada de decisões pessoais.


*    Nossos objetivos na atividade 2: Trabalhar a coordenação motora fina, a noção de espaço, e a atenção; Estimular a escrita,  a associação figura-palavra, e a ludicidade.

*     Nossos objetivos na atividade 3: Trabalhar a coordenação motora fina, coordenação motora ampla, a lateralidade, o ritmo, o equilíbrio; Estimular a atenção, o raciocínio e a velocidade de reação; Promover a ludicidade e a interação entre os pares.


*    Os jogos e as atividades psicomotoras utilizados nesta proposta são de domínio público, encontrados largamente na internet, bem como em livros e revistas da educação física. Do mesmo modo os desenhos são conhecimentos comuns nas diversas disciplinas escolares e foram retirados do site buscador do Google.  Os endereços encontram-se nas referências abaixo.

4. Referências

*Figura Parque acesso em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1052301851-escorregador-gangorra-balanco-e-gira-gira-carrossel
*Figura Cruzadinha acesso em:

*Figura Jogo de Tênis, acesso em:
*Texto com breve alusão ao jogo de tênis
                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TECA TECA: A AMARELINHA AFRICANA (Oficina Psicomotricidade)

A Amarelinha Africana, é diferente da nossa tradicional amarelinha, não usa uma pedrinha, não tem céu e seu formato é diferente (vide figu...