Exercícios linguo especulativos
Nosso objetivo é estimular a capacidade abstrativa partindo do concreto. Dar subsídios para o aprimoramento articulatório, favorecendo a produção fonética e fonológica e ampliação de vocabulário. As atividades propostas devem ser realizadas com auxilio do responsável.
Atividade 1 Complete as frases: (Responda oralmente)
Contrario de baixo……..
Contrario de tristeza …..
A cor do sol….
A cor do céu ….
Mês que vem antes de Setembro ………………
Tem no mar e na bica …………….
Contrario de depois…..
Não podemos viver sem …..
Contrario de inimigo ……….
Meio de transporte aéreo …
Animal que produz Mel…..
Quarto mês do ano…
Joia que usamos no dedo….
Atividade 2. Complete as frases com a palavra adequada: ( Responda oralmente)
……………………………… o coco para cucus .
……………………………….. panela do aipim.
……………………………… o ar puro.
………………………………na mesa os meus lápis de cor.
( espalho/raspo/respiro/tampo)
O pintor…………………………o nosso portão.
Paulo…………………………..o papelão do caixote.
O pescador …………………….um peixe na praia.
(pegou/pintou/puxou)
…………………………..corda na praça.
……………………………pelo parque com meus primos.
Ainda……………………..a porta do meu quarto.
(pularei/passearei/pintarei)
Atividade 3.Arrume as frases com as palavras que estão embaralhadas: (seguindo uma sequência numérica)
Bibliografia
CANONGIA Marly Bezerra. Manual da Terapia da Palavra . Editora RioMed.1983
3ª. edição
MOSQUERA, Juan José Mourño; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Vygotsky ou Piaget? Uma polêmica de repercussões significativas. N. 12, p 77 – 90. Porto Alegre:Educação,1987.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
- A Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
3ª. edição
MOSQUERA, Juan José Mourño; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Vygotsky ou Piaget? Uma polêmica de repercussões significativas. N. 12, p 77 – 90. Porto Alegre:Educação,1987.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
- A Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Nenhum comentário:
Postar um comentário