sexta-feira, 10 de abril de 2020

Dicas de atividades na quarentena

Caça-palavras, pescaria de letras, palavras cruzadas, etiquetar objetos da casa – essas atividades ativam a memória contribuindo com o aprendizado das letras, sílabas e com a formação lexical dos vocábulos, ajudam, também, no enriquecimento do vocabulário.
Livros infantis e infanto-juvenis, estórias em quadrinhos, livros de receita, jornais e revistas – leia com seu filho, converse sobre o que ele entendeu do texto, peça-o que explique. Ajude-o a lembrar da ideia principal e peça que diga os trechos de que ele mais gostou. Dê preferência a textos de interesse da criança.

Organizar armário de roupas – separar roupas por cores, tamanho, tipo etc., contar as peças grupando-as por semelhança (short com short, vestido com vestido, camiseta com camiseta e assim por diante), dobrá-las adequadamente. Isso ajuda a organizar o pensamento lógico-matemático, enriquece o vocabulário, estimula as habilidades de percepção visuais e psicomotoras.

Jogos de memória usando rimas – pegar um objeto, por exemplo PANELA, pedir que a criança busque pela casa objetos que rimem com a palavra (JANELA,
TIGELA, entre outros).


Jogos para estimular a memória visual – pedir que a criança observe tudo o que tem em um cômodo, fechar os olhos e dizer o que lembra que viu (na SALA: tv, sofá, porta, janela e assim por diante).

Cantar músicas, criar paródias e recitar poemas infantis, falar separando as sílabas, identificar palavras que comecem com o mesmo som/letra, brincar com trava línguas – ao realizar essas atividades, vocês estimularão a criatividade, o raciocínio lógico, as habilidades de percepção auditiva e ritmo. Se associarem movimento, dançar por exemplo, estarão estimulando também habilidades
psicomotoras, tais como: equilíbrio, orientação espaço temporal, coordenação motora ampla, entre outras.


Brincar de imitar movimentos da face, lábios, língua, pescoço, braços e pernas, rolar, engatinhar, passar por baixo dos móveis – estímulo das habilidades psicomotoras de estruturação do esquema corporal equilíbrio, orientação espaço temporal, coordenação motora ampla, entre outras.
Lembrem-se de que o maior estímulo para seu filho é o seu envolvimento em prol da superação das dificuldades dele. Desfrutem um da companhia do outro e transformem essa quarentena em um momento de aproximação, alegria e prazer de estarem juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TECA TECA: A AMARELINHA AFRICANA (Oficina Psicomotricidade)

A Amarelinha Africana, é diferente da nossa tradicional amarelinha, não usa uma pedrinha, não tem céu e seu formato é diferente (vide figu...