segunda-feira, 20 de julho de 2020

Brincadeira do Zapoquê/ Labirinto


LABIRINTO: A brincadeira do ZAPOQUÊ pode ser utilizada na brincadeira africana de Moçambique: LABIRINTO! O labirinto tem um desenho igual ao nome e pode ser feito em um caderno escolar ou no chão com riscos, e até usando folhas, sementes como neste exemplo:




COMO JOGAR LABIRINTO: Vou propor a vocês um modo diferente de como se joga em Moçambique, aproveitando o Zapoquê que vocês aprenderam acima. É um jogo para dois jogadores, e o objetivo do jogo é entrar no Labirinto, andando e avançando em cada bolinha, uma por uma conforme for ganhando a vez no Zapoquê. Você pode marcar a sua trajetória com uma tampinha de garrafa pet, uma borracha escolar, ou um botão de roupas comum. Vamos lá?!


1.     Primeiro faça um Zapoquê e quem ganhar começa a jogar o labirinto na primeira bolinha na entrada do jogo;
2.     Siga fazendo Zapoquê para cada vez avançar em cada bolinha do labirinto. Não tem problema dois jogadores estarem no mesmo ponto ou mesma bolinha do jogo;
3.     Quem ganhar mais vezes o Zapoquê é quem vai conseguir chegar na última bolinha do labirinto primeiro; Agora quero ver quem vai ganhar! Boa sorte!

Objetivos na atividade 2: Trabalhar a noção espacial, a lateralidade, a ludicidade; Estimular o conhecimento de brincadeiras africanas como parte das ações afirmativas e de fortalecimento da representatividade étnica afro-brasileira.

Referência:

Texto – Acesso em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TECA TECA: A AMARELINHA AFRICANA (Oficina Psicomotricidade)

A Amarelinha Africana, é diferente da nossa tradicional amarelinha, não usa uma pedrinha, não tem céu e seu formato é diferente (vide figu...