3. Vamos Brincar de um jogo africano chamado SHISIMA?
Em comemoração ao Dia da África, 25 de Agosto, trazemos esta atividade. O jogo Shisima, é um jogo que envolve o alinhamento de três peças, jogado pelas crianças da parte ocidental do Quênia. Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas-d’água. As pulgas-d’água movimentam-se tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.
Em comemoração ao Dia da África, 25 de Agosto, trazemos esta atividade. O jogo Shisima, é um jogo que envolve o alinhamento de três peças, jogado pelas crianças da parte ocidental do Quênia. Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas-d’água. As pulgas-d’água movimentam-se tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.
Este jogo, é para 2 jogadores, se assemelha as estratégias utilizadas em
nosso “jogo da velha”, mas neste tenta-se impedir que o adversário alinhe suas
peças em uma das diagonais do tabuleiro octogonal ou que tem oito pontas. Na
matemática trabalhamos com a construção do tabuleiro, onde é possível explorar
conceitos matemáticos de geometria.
*Primeiro vamos construir o tabuleiro: Pode
usar um caderno grande ou um pedaço de papelão. Faça um X de 20cm. Depois faça
uma cruz de 20cm em cima deste X. Coloque uma bolinha na ponta das 8 linhas e
uma no meio, use uma tampa de garrafa de refrigerante para desenhar a bolinha e
está pronto nosso tabuleiro. Pegue 6 tampinhas plásticas (ou botões, sendo 3 de
cada cor e é só jogar! Não vale capturar a peça do colega, ganha quem alinhar
as três peças na linha horizontal, na linha vertical ou na linha diagonal como
nas figuras (A, B, C, D) abaixo. O jogo começa assim: Tire par ou
ímpar para ver quem vai começar!
E depois continua assim: quem começa passa sua pedra para a casa
seguinte, sem pegar peças do colega. Um de cada vez vai passando pra casa
seguinte que escolher, até que um dos jogadores consiga alinhar suas três peças
como se vê nas figuras (A, B, C, D) abaixo. Quem alinhar suas três peças
primeiro será o vencedor. Divirtam-se!
Nossos objetivos na atividade 3:
Favorecer a busca de estratégia, o raciocínio, e a
antecipação de situações lógicas. Promover
a ludicidade e a interação entre os pares.
Referência
*Jogo Shisima, Tabuleiros
*Jogo shisima, história e como jogar
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